A luta contra a Reforma do Ensino e a PEC 55 no Rio de Janeiro

Felipe Araujo

ufrrj1O estudante de hotelaria da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Danty Alves, e participante da ocupação, falou sobre a luta contra os ataques do governo Michel Temer na universidade.

Quais são as reivindicações dos estudantes da UFRRJ?
Os estudantes da UFRRJ estão querendo barrar a PEC e a reforma do ensino médio, o objetivo é se organizar para tentar pressionar o governo a recuar com essas medidas que visam atacar a classe trabalhadora que é a menos abastada em nossa sociedade.

Como os estudantes tem se organizado na ocupação?
Na ocupação a discussão tem sido intensa, são várias comissões das mais variadas para conseguir gerir a ocupação. Os estudantes estão se organizando nessas comissões e se reúnem com frequência para discutir o andamento da ocupação, estamos em regime de assembléia constante. São 2 assembleias por semana e tudo indica que esse número aumentará para 3. Estamos utilizando os espaços da universidade para desenvolver atividades políticas e formando mesas para trazer convidados para debater os temos relacionados não apenas à conjuntura atual, mas também para trazer uma discussão que muitas vezes não é estimulada na vida cotidiana e normal da universidade, como questões raciais, de gênero e sexualidade.

Como voce está analisando esse vigoroso levante estudantil contra o Governo Temer?
Na minha opinião, o que estamos construindo é um fortalecimento do movimento estudantil da UFRRJ, vejo isso como um ganho imensurável. No sentido de barrar a PEC acho que precisamos amadurecer as intervenções em nível nacional, mas o que estou vendo é uma organização da juventude no Brasil todo. O que precisamos ter em mente é que barrar a PEC não garante que as regiões menos abastadas conseguirão superar as contradições que elas vivem mesmo sem PEC, então é importante que essa juventude se organize tendo em mente que o inimigo não é apenas o Temer, mas um sistema econômico e uma estrutura social que não funciona e precisa ser superada.

Data post