Estudantes da PUC-SP em luta pela redução das mensalidades

Liberdade e Luta - PUC SP
puc1

Na quinta-feira passada, 6 de abril, estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) se reuniram em um grande ato pela redução das mensalidades e contra os cortes de bolsas de estudos por parte Mantenedora da Universidade, a Fundação São Paulo (FUNDASP).

O balanço dos dois atos, um ocorreu pela manhã, às 10h, e o outro pela noite, às 19h, foi bastante positivo. Bastante cheio, o ato da manhã contou com mais de 300 jovens. A Liberdade e Luta, em conjunto com estudantes independentes, esteve presente durante todo o processo de construção do ato, intervindo e participando da sua organização. Com gritos de ordem, os atos expuseram a inconformidade do corpo estudantil frente aos sucessivos aumentos das mensalidades e cortes das políticas de acesso e permanência universitária.

A política que a FUNDASP adota para combater a histórica “crise” da PUC-SP é no aprofundamento das medidas de austeridade. Assim, aumentam-se as mensalidades, reduzindo-se os gastos com as políticas de acesso e permanência. Em 2016, a FUNDASP disponibilizou 100 bolsas integrais de estudo. Já em 2017, o número total de bolsas caiu para 37. Junto a isso, somam-se os cortes nas bolsas de monitoria, o corte de direitos de professores (as) e funcionários (as) e de diversas outras conquistas do corpo estudantil.

Ainda, em conjunto com os demais estudantes, denunciamos a ingerência da FUNDASP nos Centros Acadêmicos. A fim de ter reconhecido o espaço do CA como seu, a FUNDASP impõe aos CA’s que assinem um termo de cessão de espaço, inclusive por meio de chantagem expressa. Não iremos permitir! Por isso gritamos: FORA FUNDASP DOS CA’S! OS CENTROS ACADÊMICOS SÃO DO CORPO ESTUDANTIL!

A Liberdade e Luta convoca para que a juventude junte-se a essa luta. Não vamos parar enquanto não conquistarmos a imediata redução das mensalidades, enquanto não conquistarmos todas as nossas reivindicações. A luta pela educação pública, gratuita e para todos não está deslocada da luta pela redução das mensalidades.

- Pela imediata redução das mensalidades!
- Fora FUNDASP dos CA’s! Os Centros Acadêmicos são do corpo estudantil!
- Pela independência financeira do movimento estudantil!

Data post