Ocupações de escolas se espalham e chegam ao Rio Grande do Sul

Raphael Duarte
rs2

Em meio aos extremos ataques promovidos pelo governador gaúcho José Ivo Sartori (PMDB), com apoio incondicional dos parlamentares do PDT, PP, PSDB e outros partidos de menor expressão, surge a resistência!

Cansados de testemunhar o descaso decorrente das políticas de corte do estado, especialmente na área educação, os estudantes gaúchos resolveram reagir e começaram a ocupar suas escolas. A primeira ocupação começou na quarta-feira (11) na escola Emílio Massot, em Porto Alegre, e nesta sexta (13) já há um total de 5 escolas ocupadas (incluindo a Escola Júlio de Castilhos – “Julinho”, uma das mais tradicionais da capital), 2 na cidade de Rio Grande (região sul do estado), e sinalização de ocupações em escolas de São Leopoldo (região do Vale do Sinos).

Os estudantes, que se inspiraram no movimento de ocupação escolar no estado de São Paulo, que também inspirou alunos do Rio de Janeiro, Goiás e Ceará, apresentam as seguintes reivindicações:

  • Repasse de verbas atrasadas;
  • Manutenção e reforma das escolas;
  • Melhores condições de segurança;
  • Suprimento da falta de professores e servidores;
  • Pagamento em dia de professores e servidores, e;
  • Retirada do PL 44/16 que propõe a privatização de parte do ensino.

Além das ocupações escolares, foi aprovada nesta sexta em assembléia dos professores com apoio dos alunos, que também realizaram uma assembléia paralela, greve por tempo indeterminado a contar de segunda-feira (16).

rsEsses movimentos servem para mostrar que a juventude e classe trabalhadora estão cientes do papel que devem desempenhar ante aos ataques do governo, e a Liberdade e Luta se solidariza com a luta dos estudantes secundaristas do Rio Grande do Sul.

Todo apoio à população, à juventude, aos professores e servidores  do Rio Grande do Sul!

Fora Sartori e sua Assembléia Legislativa!

Fora Temer e o Congresso Nacional!

Por uma Assembleia Popular Nacional Constituinte!

Por um Governo dos Trabalhadores!

Data post