A UNE está ao lado de quem?

Daison Colzani
serra e carina

Ontem o Senador José Serra (PSDB-SP) divulgou em sua página no Facebook essa foto com a atual Presidente da UNE, Carina Vitral. Na publicação escreve Serra: “Recebi hoje a presidente nacional da UNE, Carina Vitral, para a gravação do filme 'Praia do Flamengo 132'. Foi ótimo relembrar o início de minha vida política, as angústias e os desafios da época. Para hoje, continuo convicto das minhas obrigações para a construção de um país mais igualitário e justo.” (https://goo.gl/z0mvCc).

Serra além de ser um dos articuladores do impeachment de Dilma (isso por si só seria motivo para os ex-governistas manterem distância), foi Ministro de Michel Temer e é também autor da proposta que quebra o monopólio da Petrobras. Talvez a Direção majoritária tenha se esquecido, mas a UNE em sua história tem como uma das suas principais lutas, a defesa do Petróleo é nosso.

A questão é que não se trata de uma simples foto com um ex-presidente da UNE. Essa imagem é uma ilustração da adaptação ao status quo e de defesa das relações “republicanas”, mesmo que o indivíduo seja parte do que a majoritária chama de “golpe”.

O fundo é que PCdoB, partido de Carina, tem defendido a mesma política que o PSDB e usa da falsa ideia de "pluralidade" para justificar o funcionamento burocrático da UNE, que mantém a entidade distante dos estudantes.

Data post