Pablo Bailoni reintegrado: vitória dos estudantes da E.E Azevedo Junior!

Mayara Colzani
pab

Depois de muita luta, o estudante Pablo Bailoni teve sua reintegração garantida na E.E. Azevedo Junior. A secretaria havia negado a reintegração do estudante, mas ele ganhou uma liminar que garantia a sua permanência. Porém, a direção não deixou o estudante voltar para a escola, alegando que não tinha recebido nada “oficial”. No dia 25 de abril, saiu no diário oficial. Contudo, a direção que havia se comprometido a avisar para o estudante retornar para a escola não o fez. Pablo só ficou sabendo no dia 2 de maio. Após isso, ele voltou para a escola imediatamente e, agora, está correndo atrás da matéria perdida por culpa do autoritarismo da direção e da secretaria de ensino de Santos.

Desde o início do ano, a Liberdade e Luta está junto com o Pablo e os outros estudantes que estavam sendo impedidos de fazer sua rematrícula para que o seu direito fosse garantido. Foram realizados atos, moções e essa vitória só foi conquistada graças à organização e à luta dos estudantes.

Desde junho de 2013, passando pelas ocupações de escolas em 2015 e as que ocorrem hoje nos estados do RJ, CE, SP e RS, os estudantes secundaristas demonstram um elevado nível de consciência e disposição para enfrentar ataques de governos. Deixaram claro que se “mexer com o estudante vão sair perdendo”. É preciso que a juventude continue organizada e unida. Somente a luta pelos direitos, por uma educação pública, gratuita e para todos, poderá criar os elementos para a construção de um novo mundo.

Data post