Porque o DCE da USP não apoia o Fora Bolsonaro? 

Evelyn Gonzalez

WhatsApp%20Image%202019-05-17%20at%2018.38.42.jpeg

Ocorreu a 2° assembleia geral dos estudantes da USP no dia 16/05, um dia depois das grandes paralisações contra os cortes na educação pelo Brasil inteiro.

Apesar da grande disposição de luta dos estudantes e trabalhadores da educação em derrubar os cortes e próprio Governo Bolsonaro, com milhares às ruas dizendo FORA BOLSONARO, a proposta para que a assembleia incorpore a palavra de ordem FORA BOLSONARO foi retirada pela mesa dirigida pelo DCE e não se permitiu que se fosse discutido a proposta com profundidade, gerando confusão entre os estudantes, que em sua maioria se abstiveram da votação.

A palavra de ordem Fora Bolsonaro representa não só derrubar Bolsonaro, mas todo seu governo, incluindo o vice Mourão, e os ministros, colocando a perspectiva de que é possível um governo dos trabalhadores.

Todas as centrais sindicais e estudantis, incluindo a UNE e o DCE da USP, possuem a responsabilidade de mobilizar massivamente pela greve geral. Mas por quê a direção do DCE da USP - mesmo grupo que dirige a UNE - não defende o Fora Bolsonaro? A UJS e seus diversos aliados no DCE da USP estão entre aqueles que consideram que estamos diante da ameaça do fascismo e que vivemos uma onda conservadora. Por isso, ou não entendem, ou fingem não entender, que a classe trabalhadora está disposta a lutar. Não são capazes de explicar o que se passou diante dos seus olhos no dia 15! O grande obstáculo são justamente as direções sindicais e estudantis que freiam as mobilizações e semeiam a confusão.

Devemos construir este movimento desde a base, pressionando as direções estudantis e sindicais para que se movam e adotem esta palavra de ordem. A Liberdade e Luta vêm explicando há muito tempo que não há onda conservadora. A classe trabalhadora e a juventude não se deixaram derrotar e estão dispostas à luta. Esse é o momento para se colocar o Fora Bolsonaro, abaixo os cortes na educação, todo o investimento necessário para educação pública gratuita e para todos. É essa a batalha que a Liberdade e Luta está fazendo na preparação ao CONUNE (Congresso dos Estudantes da UNE).

Junte-se a nós nessa luta!

Data post