57° CONUNE: VENCEMOS A ELEIÇÃO DE DELEGADOS NA UNIVILLE DEFENDENDO A EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E PARA TODOS E LUTANDO PELO FORA BOLSONARO!

Liberdade e Luta - Univille
WhatsApp%20Image%202019-05-20%20at%2021.01.39.jpeg

No dia dia 16 de maio de 2019, os estudantes da Univille puderam eleger seus representantes no 57° Congresso da UNE, que ocorrerá entre os dias 3 a 7 de julho, em Brasília. Apesar de todas as dificuldades colocadas pela Comissão Eleitoral, organizada pela Chapa 1 - UJS e JSPDT, os estudantes reconheceram a Liberdade e Luta como a melhor representante da luta contra os cortes de Bolsonaro na educação.

Com apenas 3 dias de campanha, a Liberdade e Luta recebeu 202 votos com duas bandeiras claras: Fora Bolsonaro e por uma Educação Pública, Gratuita e Para Todos! Não mentimos para os estudantes para conseguirmos votos, nem baixamos nossas bandeiras vermelhas em conciliação com a direita! 

Cada chapa elegeu 3 delegados, pois no congresso a quantidade de delegados é proporcional ao número de votos. Frente a esses números, nossa vitória pode ter sido obtida com uma margem pequena de 8 votos, porém, reiteramos a vitória política dos estudantes em luta e à esquerda na Univille, desde a possibilidade de termos uma eleição até a vitória numérica nas urnas. Temos certeza que se tivéssemos mais dias para a campanha, dialogando com os estudantes de todos os cursos, teríamos muito mais adesão à nossa tese. 

Tal certeza se coloca devido a situação política atual, de acirramento da luta de classes a partir da crise do capitalismo. Também evidencia a crise das direções, tanto no movimento sindical, quanto no estudantil. O 15 de Maio, dia nacional da paralisação dos estudantes e trabalhadores em educação, demonstrou que as massas não querem mais as atuais direções, como a UJS que é a maioria na direção da UNE, e estão as varrendo e construindo suas próprias direções, principalmente as que levantam sem medo a bandeira 'Fora Bolsonaro!', que ecoa pelas ruas do Brasil.

Enquanto outras organizações ditas de esquerda apenas aprofundam a conciliação com a direita, a Liberdade e Luta se destaca pela completa radicalização à esquerda, tornando-se referência aos estudantes. 

Os membros da Chapa 2 - Liberdade e Luta agradecem os votos dos estudantes da Univille e convida-os a conhecer cada vez mais nossas bandeiras e lutas dentro e fora da universidade, firmando o posicionamento do Fora Bolsonaro e todo seu governo burguês, pela construção de um governo da classe trabalhadora! Pela estatização das universidades privadas! Pelo fim do vestibular! Por uma Educação Pública, Gratuita e para Todos! Pela Revolução Socialista! 

 

Data post