“Que revolução tu faz? Defendendo vagabundo?”

fvgxdgfdxb

Naylla Manenti

asdasd
Foto: Arquivo pessoal Naylla Manenti


Para quem não está entendendo, essa foi a frase dita por Nego Di no mês passado direcionado a Lucas Penteado no reality show BBB. Embora os 2 participantes já tenham deixado a casa, a frase tomou proporções nas redes, já que Lucas estava envolvido nas ocupações estudantis de 2016, da qual fiz parte enquanto estudava na Etec Tiquatira.

E quem seriam então esses ditos “vagabundos”? Os milhares de estudantes que ocupavam as escolas contra os cortes da educação? Ou os professores que lutavam por melhorias?

Enquanto os secundaristas estavam brigando pelos seus direitos ocupando as escolas, eles se colocavam para limpá-las e organizá-las, diferente do que a mídia divulgava sobre os atos, dizendo que tudo não passava de “baderna” e colocavam os educadores como inimigos por apoiar.

Os atos começaram a esvaziar e enfraquecer quando o Estado ordenou que PMs armados invadissem as unidades e tomassem elas de volta, assim intimidando e coagindo diversos adolescentes.

E por que mesmo após um “certo tempo” é importante trazer esse debate?

Os ataques não pararam nem mesmo durante a pandemia, pelo contrário, no cenário atual, mesmo estando em fase vermelha, as escolas voltam a funcionar presencialmente com um “rodizio” de alunos, mesmo sem ninguém ter sido vacinado. Além desse absurdo, os professores que se colocam contra essa posição e chamam por greve, começam a ser perseguidos e ameaçados.

Tudo aponta que haja mudanças agora que estamos entrando na fase roxa, porém, além dos estudantes e educadores continuarem sem nenhuma assistência para permanecerem nas aulas, fica claro que o Estado não se preocupa e nunca se preocupou com a classe trabalhadora ou com a educação.

E como dizíamos em 2016: “Não vai ter arrego! Vai ter resistência e vai ter consciência!”


🔴 Sejamos todos a favor das aulas presencias só com vacina para todos!
🔴 Abaixo a repressão e perseguição aos trabalhadores em luta!
🔴 Abaixo os governos Dória e Bolsonaro!

Segue algumas fotos da paralisação que aconteceu na Etec Tiquatira em 2016.

zsfdsfd


.

jkljkjhkjh,jlçkj

Texto publicado originalmente no Facebook da autora. Publicado em liberdadeeluta.org com a autorização da mesma. 


#ForaBolsonaro #Educação #MovimentoEstudantil #OcupaçõesEstudantis #Pandemia #AulasPresenciais

Data post