universitários

Estudantes entram em greve contra o aumento do bandejão na UFMT

Fábio Ramirez

greveufmt.jpg

Os estudantes da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) aprovaram greve e ocupação contra o aumento do bandejão. A assembleia que deflagrou o movimento, nesta terça-feira (08) em Cuiabá, contou com mais de mil discentes credenciados e uma enorme disposição de luta. Antes, 29 cursos já estavam em greve e há duas semanas os jovens controlam o acesso de várias faculdades que foram ocupadas.

USP perde professores e escancara cada vez mais sucateamento da universidade

Evelyn Gonzalez
usp

Desde 2014 a USP perdeu cerca de 354 professores. Segundo dados da Associação dos Docentes da USP (ADUSP), para voltar ao patamar de 2014, é necessário repor a contratação de 499 docentes efetivos, isso sem incluir as aposentadorias.

Ainda segundo dados recolhidos pela ADUSP:

PIBID fica, Temer sai!

Nathália Kons*
pbid

Os ataques do governo de Michel Temer e do Congresso Nacional à educação continuam e se aprofundam desde o ensino básico ao ensino superior, reduzindo recursos, sucateando escolas e universidades, cortando na carne dos estudantes os investimentos públicos com a clara intenção de restringir o acesso ao ensino às instituições privadas, enquanto precariza a educação pública.

Estudantes da UNISOCIESC constroem 1º CA de Medicina Veterinária

Mayara Colzani

Na última terça-feira (10/10), cerca de 100 estudantes participaram da Assembleia Geral do curso de Medicina Veterinária da Unisociesc, em Joinville - SC, que foi realizada no turno matutino e noturno. A assembleia foi convocada para a aprovação do estatuto e eleição da comissão eleitoral, que vai preparar a eleição e fundação do 1º Centro Acadêmico de Medicina Veterinária.

A grave situação da UERJ exige mobilizações radicais

Pedro Henrique Corrêa

uerjO estado do Rio de Janeiro sofre a maior crise de sua história, que vem se generalizando e atingindo em cheio a UERJ. Fundada em 1930, a universidade desenvolve atividades que por muito tempo foram de interesse direto dos governos. Hoje, tanto na esfera estadual quanto na federal, a UERJ parece ter se tornado um assunto para o final da pauta.

Prefeitura de Itapema restringe direito ao transporte universitário

Igor Smaniotto
itapema1

No início deste ano, um novo governo assumiu a prefeitura de Itapema. Como de praxe, as promessas vieram e, junto com elas, o ataque aos direitos da juventude e da classe trabalhadora. Por exemplo, retirada do vale-alimentação de professores, possível terceirização da saúde e mudanças no transporte universitário intermunicipal.

Nota de apoio aos estudantes, professores e funcionários da UEPB

Liberdade e Luta
greveUEPB

A Liberdade e Luta expressa por meio desta nota sua solidariedade e seu apoio para a luta travada a mais de três meses pelos estudantes, professores e funcionários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que enfrentam as políticas de desmonte da educação pública aplicadas pelo governo estadual de Ricardo Coutinho (PSB).

Reforma do Ensino Médio é combatida em seminário da Universidade da Região de Joinville

Bruna dos Reis
reformaens

Ontem (12/7) foi mais um dia em que os militantes da Liberdade e Luta, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE Joinville), conversaram com alunos, pais e professores, explicando que a Reforma do Ensino Médio representa o fim da educação pública e gratuita.

Inscrever-se em universitários