educação

Educação sucateada: salas de aula lotadas e falta de professores especializados

Gustavo Estevão

33783f7d01c9bc9262537326534e8e12.jpg

Pesquisas recentes afirmam que o Brasil possui um dos maiores números de alunos por sala de aula no ensino médio, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com os dados, as escolas públicas do Brasil têm de 22 dois alunos por professor no primeiro ano do ensino médio.

Entidades de professores e estudantes barram farsa da BNCC em São Paulo

Coletivo Educadores pelo Socialismo
protesto-dos-professores.jpg

O governo Temer, via um Conselho Nacional da Educação (CNE) comprometido com o interesse da privatização da escola pública, vem promovendo em todo o Brasil o que chama de “audiências públicas” para debater com a “sociedade civil” a Base Nacional Curricular Comum. Contudo, não é isso o que ocorre.

A luta dos professores das escolas privadas de São Paulo

Ana Carolina da Silva
greve%20sp.jpg

Pouco mais de 100 escolas da rede privada de São Paulo paralisaram na última semana de maio para reivindicar a permanência dos benefícios da atual convenção coletiva até fevereiro de 2019. Os professores estão se mobilizando desde março deste ano para impedir essas mudanças na convenção, a redução do recesso escolar e do número de bolsas por filhos.

Somente a luta pela Educação Pública pode salvar as universidades em crise

Evandro Colzani
unicrise

No último dia 24 os servidores públicos e funcionários terceirizados da Universidade de Brasília (UnB) entraram em greve para defender os terceirizados ameaçados de demissão. Alguns dias antes, 12 de abril, estudantes já haviam ocupado a reitoria da universidade com base na mesma pauta.

Um velho caminho para o novo Ensino Médio

Henrique Macedo
te

No dia 13/4 participei da palestra “Caminhos Para o Novo Ensino Médio” realizada pelo laboratório de estudos em psicologia da educação (LAPSI), onde foi apresentado a trajetória da escola pública no Brasil desde o seu surgimento, passando pelo contexto histórico das mudanças na educação tanto no período Vargas quanto na ditadura militar, dentre outros.

Em votação relâmpago, mais um ataque a educação é aprovado

Daison Colzani
camaradep

Na quarta-feira (13/12) foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara de Deputados o projeto que permite cursos de saúde a distância. Em um votação relâmpago sem nenhum parlamentar presente no plenário o presidente da comissão, o deputado Caio Narcio (PSDB-MG) deu mais uma demonstração da disposição de atacar a educação a qualquer custo.

O Marketing da Caridade: a Volkswagen e o Colégio Estadual do Paraná

Fabiano Stoiev
pr

Com toda a pompa e banda, no dia 06 de dezembro, o governador Beto Richa apresentou o projeto de restauração do prédio do Colégio Estadual do Paraná, em parceria com a empresa Volkswagen. O projeto leva a assinatura do escritório da PJJ Malucelli Arquitetura e a reforma está orçada em módicos R$ 20 milhões.

Inscrever-se em educação