Não ao corte do FIES. Por Educação pública, gratuita e para todos

Liberdade e Luta - PUC SP
fiespuc

O governo de Michel Fora Temer continua a os ataque e de cortes em todas as áreas sociais que já vinha fazendo o governo Dilma, vale lembrar a redução de repasse ao programa e as restrições impostas aos estudantes para conseguir o financiamento. Mendonça Filho, ministro da educação anunciou no começo desse ano anunciou cortes ao PRONATEC, SISU, PROUNI. Agora gestam a reforma do ensino médio e corte aos programas sociais, tal como o FIES. 

Na PUC-SP,  mais de mil estudantes serão privados de continuar seus estudos.  Além da impossibilidade de renovar o contrato, as bolsas serão reduzidas e as mensalidade reajustadas para cobrir déficits que a instituição alega ter. Junta-se a todos esses absurdos a atitude da PUC de colocar catracas que impedirão o acesso aos inadimplentes. 

Somos contra o corte do FIES, mas não temos nenhuma ilusão nesses programas que colocam uma minoria de jovens nas universidades enquanto a maioria fica de fora, excluída do ensino superior. Nem temos ilusão no modelo de ensino superior privado. Nossa luta é por educação pública, gratuita e para todos em todos os níveis. Que o acesso ao ensino seja garantido, mas em instituições públicas que recebam todo o dinheiro público.

Data post