Nota de apoio à ocupação da UNESP de Assis

Liberdade e Luta

unassisA Liberdade e Luta se solidariza com a luta dos estudantes que se colocam em movimento em defesa de uma educação pública, gratuita e para todos. Os companheiros da greve com ocupação da UNESP de Assis, desde o dia 20/5,  pautam sérias questões sobre a melhoria das condições de estudo, tais como, permanência (moradia e restaurante universitário), contra a precarização do ensino, pela continuidade do PIBID, por contratação de professores e contra os cortes de repasse de verbas às universidades paulistas. 

Nós entendemos que a luta pelas pautas imediatas estão conectadas com a real transformação da nossa sociedade em uma sociedade livre da exploração capitalista, que é a principal trava para uma educação realmente emancipadora, pública, gratuita e para todos. 

Diante da atual crise econômica mundial o que se vê é o capital tentando aprofundar cada vez mais os ajustes contra a classe trabalhadora e a juventude. Aqui no Brasil, o governo Dilma foi responsável por ataques como os cortes de bilhões da educação e saúde, pela restrição do acesso ao seguro desemprego etc. Mesmo com essas críticas, nós nos posicionamos contra o impeachment por que sabíamos que o que estava por vir era o aprofundamento das medidas exigidas pelos patrões para aumentar a exploração sobre os trabalhadores e manterem seus lucro, medidas que estão sendo aprofundadas agora pelo Governo Temer. 

Por isso, estamos juntos na luta contra esse governo, pela defesa dos direitos e conquistas e pela transformação real da nossa sociedade em uma sociedade livre da exploração e opressão.

Data post