1ª Semana Revolucionária é realizada no Ceará

Liberdade e Luta - Ceará
semana ceará

No mês de outubro de 2017, entre os dias 23 e 27, aconteceu a 1ª Semana Revolucionária na Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado pela Liberdade e Luta com apoio da Esquerda Marxista e o Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar (CAFTA) em comemoração aos 100 anos da Revolução Russa. Neste mês de Outubro os marxistas em todo o mundo comemoram os 100 anos da Revolução. Para os revolucionários, os eventos de outubro de 1917 são a página mais bela e importante de toda a história da humanidade.

Nessa semana tivemos aulas, mesas e exibição de filme que buscavam abordar diversos aspectos da revolução como: história, cultura, estética, economia, mulheres, propaganda, educação, Partido Bolchevique e Exército Vermelho. Com essas abordagens procuramos traçar um paralelo com a atual conjuntura do país atualmente, assim como América Latina e o resto do mundo.

semce
Foto: Iziane Silvestre (esq.), Alison Rodrigues (centro)
e Ciro Mesquita(dir.)

Vemos que as crises capitalistas não estão muito distante do que era a Rússia antes da revolução. A precarização do ser humano chega a uma barbárie em todos os lugares do mundo, levando a classe trabalhadora à condições desumanas. É nesse cenário que se torna muito importante nos apropriar, avaliar e fazer balanço histórico do que foi a revolução para que possamos pensar nosso momento na história.

Com essa semana de formação podemos reafirmar o compromisso da juventude com a revolução e com o socialismo. Será nesse sentido que, de 25 a 28 de janeiro de 2018, acontecerá o Acampamento Revolucionário da Liberdade e Luta em Florianópolis. Convidamos a todos os jovens que desejam mudar o mundo e estão cansados da ordem existente que se juntem a nós nesse acampamento para discutir a atual situação política, para confraternizar e para se armar contra os ataques que a juventude e a classe trabalhadora vêm sofrendo.

cronograma

 

Data post