Debate sobre Racismo e Luta de Classes em Joinville

Ana Carolina Silva
rac1

No último sábado (18/11), no auditório do Sinsej, o Movimento Negro Socialista, junto com a Liberdade e Luta Joinville, reuniu jovens para um debate sobre o racismo e a luta de classes. O informe foi realizado pelos militantes da Esquerda Marxista que fazem parte do MNS, Eranildo Costa e Ariele Efting. Eles trouxeram um apanhado histórico da luta dos negros por uma sociedade igualitária, contaram um pouco da luta e da história dos Panteras Negras, do racismo que está presente no dia-a-dia e do abuso da PM nas periferias da cidade, onde se concentra o maior número da população negra. O informe também abordou a questão das cotas nas universidades.

Na história

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Nesse dia, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, um ícone na luta da emancipação da população negra. Por isso, uma data de luta e resistência.

Na luta

O racismo é um dos pilares que sustenta o capitalismo e, por isso, nós da Liberdade e Luta,  acreditamos que só com a união da classe trabalhadora e da juventude conseguiremos construir uma nova sociedade livre de preconceitos com educação pública, gratuita e para todos.

Fotos: Kályta Morgana de Lima

rac2rac3rac4rac5rac6

 

Data post