Um velho caminho para o novo Ensino Médio

Henrique Macedo
te

No dia 13/4 participei da palestra “Caminhos Para o Novo Ensino Médio” realizada pelo laboratório de estudos em psicologia da educação (LAPSI), onde foi apresentado a trajetória da escola pública no Brasil desde o seu surgimento, passando pelo contexto histórico das mudanças na educação tanto no período Vargas quanto na ditadura militar, dentre outros.

A palestra tinha enfoque em apresentar o novo Ensino Médio com pontos positivos e negativos para levar a reflexão aos participantes, mas ao final muitos puderam ver que o novo sistema educacional se mostra falho e não é nada mais que a destruição da escola pública.

Ficou nítido que a reforma do governo Temer não apresenta nenhuma solução para um dos principais problemas da escola pública, que é a falta de estrutura. Além disso, a reforma apresenta uma redução drástica de matérias obrigatórias e possibilita abre portas para a terceirização de cursos e professores, dentre outros pontos.

Nós, da Liberdade e Luta, acreditamos que é necessário levar a todos os locais possíveis o debate sobre a Reforma do Ensino e explicar que ela é um ataque à escola pública, à juventude e aos trabalhadores. O verdadeiro “caminho para um novo ensino” é o da luta por educação pública, gratuita e para todos em todos os níveis. Não será a reforma de Temer, que busca cortar gastos, atacar conquistas históricas dos trabalhadores e da juventude que resolverá nossos problemas. Será a luta de estudantes e trabalhadores da educação que poderá derrubar essa reforma, Temer e esse Congresso Nacional apodrecido.

Abaixo a Reforma do Ensino!

Educação Pública, Gratuita e Para Todos!

Fora Temer e o Congresso Nacional!  

Data post