Lei de censura nas escolas em Israel

Nathália Kons

censura1.pngFoi aprovada na metade do último mês (Julho), no Parlamento de Israel, uma lei que vai de encontro com a tentativa brasileira do projeto Escola Sem Partido, censurando e punindo a liberdade de expressão e o pensamento crítico nas escolas. Em Israel, essa lei tem um alvo claro: os palestinos. A medida censura, como em uma ditadura, grupos contrários às políticas do governo burguês e xenófobo de Israel, em relação principalmente aos palestinos e que façam palestras em escolas. A lei foi decidida por 43 votos a favor e 24 contra no Parlamento com 120 assentos.

Essa nova emenda à Lei de Educação concede ainda mais poderes ao ministro Naftali Bennett, que também é líder do partido nacionalista Lar Judeu. Ou seja, Naftali tem permissão para ordenar que escolas proíbam a entrada de grupos que denunciam as barbáries do Estado de Israel e seu exército e que realizam um trabalho de militância contra o genocídio do povo palestino e anticapitalista. São consequências de uma guerra sem fim, onde a classe trabalhadora e a juventude acabam mais uma vez prejudicadas.

Apenas com o fim do Estado de Israel e a construção de um Estado único, laico e democrático é que pode garantir o direito ao retorno e a um futuro para o povo palestino. Apenas um movimento cada vez mais amplo das massas palestinas pode ter eco na classe trabalhadora de Israel e dos países da região.

A Liberdade e Luta defende o fim da guerra entre Israel e Palestina, o fim do Estado de Israel, que serve apenas para os interesses burgueses e mata os trabalhadores e estudantes da região. Defendemos a mais absoluta liberdade de expressão para os estudantes no Brasil, na Cisjordânia e em todo o mundo! Posicionamo-nos a favor da construção de um Estado único, laico e democrático, congregando os trabalhadores judeus e palestinos, que organizados já demonstraram que está guerra não é deles e o que querem é a paz e a liberdade.

Abaixo à censura e o capitalismo!

Pela Revolução Socialista Internacional!

Data post