Ocupação da Reitoria da UTFPR: Vitória dos estudantes do ensino técnico de nível médio

Liberdade e Luta – Núcleo Curitiba/PR

tecprNo dia 08 de junho, após um ato organizado e impulsionado pelo Grêmio Estudantil Cesar Lattes (GECEL), os estudantes do ensino técnico de nível médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram ocupar a Reitoria da instituição. 

Os estudantes se mobilizaram contra o fechamento dos cursos do ensino técnico da UTFPR e reivindicavam a abertura imediata de processo seletivo para os cursos de Mecânica e Eletrônica. A ocupação teve resultado. Após dois dias de luta intensa os estudantes conquistaram a abertura de 120 novas vagas para o ensino técnico; constituíram uma comissão composta por estudantes e professores para estudar a continuidade da oferta de cursos no próximo ano, impedindo o fechamento dos cursos, além de garantir em ata que nenhum estudante que participou desse luta e da ocupação será punido. 

Trata-se de uma grande vitória dos estudantes da UTFPR e dos que lutam por uma educação pública, gratuita e para todos. Essa ação, aparentemente isolada, se circunscreve no amplo processo de luta protagonizado pela juventude no último período, através da ocupação de escolas e contra a destruição da educação pública. A Liberdade e Luta apoia os estudantes do ensino técnico de nível médio da UTFPR e compreende que o caminho da organização e mobilização independente e radicalizada pode trazer conquistas e impedir retrocessos.

Data post