Quem Somos

Lutamos pela liberdade. Ser livres é tudo o que queremos. Mas temos plena consciência de que não é possível ter liberdade de fato num mundo capitalista. 

A verdadeira liberdade só poderá ser alcançada após os meios de produção de toda a humanidade passarem a ser controlados por todos os que trabalham neles. Tudo o que for produzido e distribuído será decidido e planejado democraticamente para suprir as necessidades e vontades de todos. A verdadeira liberdade só será alcançada quando não existirem mais fronteiras entre os países e todos pudermos transitar pelo mundo inteiro livremente, sem necessidade de dinheiro ou passaporte. As liberdades individuais só estarão asseguradas quando a humanidade estiver livre dos grilhões da exploração de classe.

Desejamos, deste modo, nada menos que um mundo onde sejamos socialmente iguais, individualmente diferentes e totalmente livres. Sabemos, entretanto, que esse mundo novo não será concedido pelas classes dominantes, mas sim construído e conquistado pelo povo pobre e explorado em seu processo de luta revolucionária pela sua emancipação.

A Liberdade e Luta quer ajudar a juventude brasileira a cumprir o seu papel de luta, sem deixar de reconhecer que caberá aos batalhões pesados da classe operária travar os combates decisivos. Como é próprio dos jovens, vamos na frente, abrindo caminho, mas sem nos distanciar da classe e jamais nos furtando a aprender com as derrotas e vitórias, os erros e os acertos daqueles que vieram antes de nós.

Somos fruto das Jornadas de Junho de 2013, que traz como um de seus principais eixos a luta contra a repressão, contra a criminalização dos movimentos sociais, por liberdade de expressão e de manifestação; que levanta as bandeiras por transporte, saúde e educação, público e gratuito para todos em todos os níveis. Para isso, defendemos o fim do pagamento da dívida pública brasileira, interna e externa.

Toda a nossa geração olha para frente e só consegue ver um futuro de guerras, fome, refugiados, drogas, violência, desemprego, miséria, preconceito e opressão que o capitalismo impõe a toda a humanidade. Os jovens de hoje não podem aceitar isso como se não houvesse alternativa. É inevitável que cada vez mais jovens se lancem no caminho da revolução. Nós oferecemos, nos núcleos da Liberdade e Luta, um espaço para organizar sua indignação e expressar sua ousadia e criatividade. A Liberdade e Luta combate para reunir a juventude em defesa de uma plataforma revolucionária de reivindicações, contra o capitalismo e pela construção de uma nova sociedade no Brasil e no mundo. 

A Liberdade é a nossa meta. A Luta é o nosso método.

Junte-se a nós!