20/09: O planeta precisa de você, lute contra o capitalismo, pelo socialismo!

Liberdade e Luta

C.png

Não é de agora que o sistema capitalista destrói a natureza. É comum associar à imagem do capitalismo, fábricas que poluem os rios e o ar, destruindo de maneira irrecuperável o meio ambiente e isso é verdade. O sistema capitalista produz sem nenhum planejamento, sem pensar nas consequências para a sociedade e para a natureza. O único objetivo desse sistema é o lucro. Para consegui-lo degradam o meio ambiente, nosso padrão de vida e as condições de trabalho. Para se ter uma ideia, apenas 100 monopólios são responsáveis por 70% das emissões de dióxido de carbono no planeta. Em comparação com isso, alterações no nosso ‘‘estilo de vida’’ são praticamente irrelevantes.

Aqui no Brasil, as queimadas, o ‘‘dia do fogo’’, demonstraram bem como a burguesia e os latifundiários agem diante da floresta amazônica – responsável por liberar 200 milhões de toneladas de carbono por ano, sete trilhões de água na atmosfera e o Rio Amazonas deságua 20% de água doce no Oceano Atlântico. Todo o controle hídrico e climático depende desse importante bioma. É isso que estão destruindo!

Para mudar esse quadro precisamos de uma economia planificada que seja baseada nas necessidades da sociedade em harmonia com a natureza e não nos lucros. Isso envolve a estatização e o controle dos trabalhadores sobre os ramos mais importantes da economia, como bancos, transportes, energia e os principais monopólios, tanto nacionais quanto internacionais. Somente um plano como esse pode barrar os interesses do imperialismo sobre nossos recursos naturais e humanos. Esse programa, no entanto, não pode acontecer sob o governo Bolsonaro, por isso o movimento deve encabeçar a reivindicação pelo Fora Bolsonaro!

Ao mesmo tempo, as questões ambientais são urgentes e precisam de medidas urgentes, por isso, a Liberdade e Luta apresenta reivindicações transitórias que se conectam com uma perspectiva socialista e de enfrentamento aos responsáveis pelas queimadas: os capitalistas!

  • Prisão dos que provocam queimadas ilegais e confisco de suas terras.
  • Estatização do transporte, incluindo ferrovias, ônibus e serviços de carona. Investimento em larga escala em transportes públicos ecológicos, acessíveis e integrados.
  • Reestatização das empresas de eletricidade, gás e água. Investimento em massa em energias renováveis.
  • Estatização dos bancos, terrenos de especulação e grandes empresas de construção, a fim de construir habitações sociais de qualidade e realizar um programa de restauração dos edifícios existentes.
  • Nenhuma compensação para ex-proprietários de empresas estatizadas.
  • Controle e gestão democrática dos trabalhadores das indústrias estatizadas.
  • Um plano, liderado por trabalhadores, para fazer a transição de setores poluentes para indústrias não poluentes.

Nessa luta é preciso confiar somente nas nossas forças! Os políticos burgueses e os reformistas não merecem nossa confiança, justamente porque propõem saídas dentro do regime capitalista. É somente através da nossa própria mobilização e organização, nos unindo com os trabalhadores, que podemos lutar pelas nossas reivindicações e contra a destruição do planeta e seus responsáveis!

Junte-se à Liberdade e Luta nesse combate! Inscreva-se em nossos Encontros Regionais!

Baixe nosso panfleto e distribua nos atos na sua escola ou cidade!

WhatsApp%20Image%202019-09-15%20at%2018.29.46_0.jpeg

Data post