Livre Mercado: uma utopia

Matheus Silva da Rocha
foto

                                                                           FOTO: Google

O que dizem que é o livre mercado? A troca livre entre indivíduos de forma justa, em que satisfaça ambas as partes, sem a interferência do Estado.

Na atual conjuntura do mundo todo existem: oligopólios, monopólios, oligarquias, ou seja, cartéis que dominam o mercado e restringem ele. Há alguns grupos de grandes empresas do mercado que restringem o mercado e ditam preços aos consumidores.

Mas surge uma dúvida, “Ah, mas essas grandes empresas estão em patamares elevados por causa da livre concorrência”.

O fato é que essas empresas estão aonde estão por causa do nosso precioso Estado, simplesmente por que o Estado ajudou e apoiou essas empresas até elas estarem em outro patamar. Não existiu nem livre mercado e nem livre concorrência.

Mas por que o Estado deixou existir essa influência dos cartéis nos Mercados?

Porque esses cartéis possuem mais poder que o Estado. Porque essas empresas chegando a um certo patamar, fizeram o Estado criar leis ou alguma outra coisa que beneficie ainda mais elas mesmas. Com essas leis, ditadas pelo Estado, criou-se uma barreira para as pequenas empresas, para elas não alcançarem determinados segmentos do mercado e para não concorrerem de igual para igual.

Data post