Aos calouros de universidade privadas, um convite à luta! A federalização é a única alternativa!

fvgxdgfdxb

Comitê Liberdade e Luta das Universidades Pagas

adsfasd

Alô, alô, calouras e calouros! Estão animados com o início da graduação? Nós, do comitê de universidades privadas da Liberdade e Luta, estamos! Por isso viemos conversar com você, que tá ingressando em uma universidade privada. Os próximos anos podem prometer muitas coisas boas, como o aprendizado, os amigos e as alegrias... Mas não se engane! Eles também prometem bastante dor de cabeça.

Em grande parte, isso se deve aos ataques que nós, estudantes de universidades privadas, sofremos por parte das mantenedoras. Você já ouviu falar sobre elas? São também conhecidas como os tubarões do ensino: seus dentes afiados arrancam a autonomia financeira, administrativa e pedagógica das universidades pagas.

E por que é preciso falar sobre as mantenedoras? Porque são elas que infringem os maiores ataques contra nós, estudantes, professores e funcionários. Durante o período letivo, as mensalidades crescem tanto que muitos estudantes são obrigados a trancar suas matrículas, devido à dificuldade em conciliá-las com outras despesas. Professores são demitidos em massa, grades curriculares são alteradas  com a justificativa de redução de custos, além disso, há diversas matérias que são transformadas em EaD.

Durante a pandemia de covid-19, esse cenário somente se agravou. As aulas tornaram-se remotas e as mantenedoras não disponibilizaram os meios necessários para que estudantes e professores continuassem estudando e trabalhando, como, por exemplo, serviços de internet e computadores. Professores continuaram sendo demitidos e os que restaram passaram a dar aulas em salas virtuais lotadas.

Mas não pense que a saída é retornar às aulas presenciais nesse momento. Lutamos pelo retorno às aulas presenciais somente com vacina para todos! E, por isso, apoiamos a greve dos professores das redes estaduais e municipais de ensino, contra o retorno das aulas presenciais antes da vacina para todos. Não vamos permitir que coloquem nossas vidas em risco a favor do lucro das mantenedoras.

Defendemos, portanto, o Fora Mantenedoras! Acreditamos que a saída é a federalização das universidades privadas, por uma educação pública, gratuita e para todos! Defendemos também a derrubada imediata do governo Bolsonaro, que ataca estudantes e trabalhadores e é um obstáculo para a federalização das universidades. Nós lutamos pelo fim do capitalismo e pela edificação do socialismo, em todo o mundo!

A juventude tem papel fundamental nessa construção, por isso convidamos você a conhecer a Liberdade e Luta e a participar da atividade online que acontecerá no dia 21 de março, num domingo, às 17h. Vamos discutir sobre a federalização, os ataques que sofremos por parte das mantenedoras e a luta pela derrubada do governo! Convide colegas e estudantes, calouros ou não. Sigamos em luta!

Se inscreva pelo link: https://forms.gle/NWW5bFznxWW52H3L6

 

Data post