Roda de Conversa sobre a Lei da Mordaça no campus da UNESP - Araraquara

Dimitri B. Guandalim e Maurício Miotti


araraquaraO núcleo da Liberdade e Luta de Araraquara realizou, no dia 23/08, uma roda de conversa  sobre a Lei da Mordaça e suas consequências na Universidade Estadual Paulista (Unesp)  – Faculdade de Ciências e Letras.

A professora de sociologia da rede pública e doutoranda, Fernanda Feijó, fez uma exposição detalhada da história da ONG Escola Sem Partido, seus objetivos e os projetos que tramitam no Congresso, nas Assembleias Estaduais e nas Câmaras Municipais. Cada parágrafo dos projetos foi lido e debatido na atividade.

A roda de conversa terminou com o consenso de que a Escola Sem Partido é um ataque violento às liberdades democráticas e às liberdades de opinião, expressão e de ensino. Seu objetivo é estabelecer a censura, para com isso impedir o desenvolvimento do pensamento crítico e bloquear a adesão da juventude às perspectivas e organizações revolucionárias.

Os projetos da Escola Sem Partido pretendem, sob pretexto de uma falsa neutralidade do ensino, impedir a discussão livre de ideias e concepções que contribuem para enriquecer o ambiente cultural das escolas e que propiciam estímulos ao desenvolvimento crítico e ao questionamento da ordem social capitalista. 

Data post