universidade pública

Por Nenhuma Residência a Menos!

Liberdade e Luta - Ceará
ufc

Em 2015, ainda no governo Dilma, foi cortado R$ 10,5 bilhões do Ministério da Educação (MEC). Curiosamente, este foi o ano em que a presidenta escolheu como slogan de campanha “Pátria Educadora” para o seu segundo mandato. Desde então, são cortadas bolsas de programas de iniciação à docência e científica, programas de extensão, de assistência e etc.

Corte de gastos das universidades públicas chegam na Universidade Federal do Paraná

Dayane de Oliveira e Marina Stoiev

educacaoprAs universidades federais vem sofrendo com sucateamento e cortes expressivos desde o agravamento da crise mundial no Brasil, ainda no governo Dilma. No entanto, após a posse do governo ilegítimo de Michel Temer a situação piorou ainda mais. 

Nota de apoio aos estudantes, professores e funcionários da UEPB

Liberdade e Luta
greveUEPB

A Liberdade e Luta expressa por meio desta nota sua solidariedade e seu apoio para a luta travada a mais de três meses pelos estudantes, professores e funcionários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que enfrentam as políticas de desmonte da educação pública aplicadas pelo governo estadual de Ricardo Coutinho (PSB).

Centro Acadêmico de luta é eleito na UFMT

Bianca Fujimori

caufmtOs estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) votaram hoje (28) por um Centro Acadêmico ativo e de luta. Com 96 votos de um total de 104, a chapa única, Primavera nos Dentes, foi eleita para a gestão 2017 do CACOS (Centro Acadêmico de Comunicação Social) se comprometendo, principalmente, em manter o diálogo para construir junto com os estudantes. 

Não ao corte do FIES. Por Educação pública, gratuita e para todos

Liberdade e Luta - PUC SP
fiespuc

O governo de Michel Fora Temer continua a os ataque e de cortes em todas as áreas sociais que já vinha fazendo o governo Dilma, vale lembrar a redução de repasse ao programa e as restrições impostas aos estudantes para conseguir o financiamento. Mendonça Filho, ministro da educação anunciou no começo desse ano anunciou cortes ao PRONATEC, SISU, PROUNI.

USP Livre do quê?

Liberdade e Luta - Núcleo USP

usplivreA USP Livre, grupo que ganhou certa audiência a partir de suas posições antigreve, entra em embate com o conjunto do movimento estudantil. O objetivo deste breve artigo é discutir as críticas que fazem, suas propostas e o significado desse agrupamento. 

Inscrever-se em universidade pública