educação pública

Estudantes e Professores são reprimidos por lutarem contra cortes na UnB

Jonathan Vitorio

20180426142134251415u.jpeg
Foto: Marília Lima


No dia 26 de abril, cerca de cem estudantes realizaram uma manifestação pacífica na UnB - Universidade de Brasília. O motivo da manifestação são os cortes orçamentários que vêm sendo aplicados na instituição, reflexo da emenda constitucional aprovada pelo governo de Michel Temer, PEC 55, que congela investimentos nos serviços públicos por 20 anos.

UERJ em meio a um turbilhão

Pedro Henrique Corrêa
uerjresuste

Em meio à maior crise da história da UERJ, o Ministério da Fazenda emitiu um parecer sobre o Regime de Recuperação Fiscal que sugere a “revisão da oferta de ensino superior” e a “demissão de comissionados e servidores ativos”. Segundo o Ministério, tais medidas são apenas “alternativas técnicas”.

Professores de Manaus nas ruas: onde está o dinheiro do FUNDEB?

Felipe Libório
fundeb

Nessa terça-feira (12/09), os professores da rede pública municipal de Manaus farão um dia de paralisação para cobrar do prefeito Arthur Neto (PSDB) a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo dia do acampa regional Joinville

Kályta Morgana de Lima
acampeduca

A primeira edição regional do Acampamento Revolucionário da Liberdade e Luta (LL), que aconteceu na Cabana Max Moppi, em Joinville, teve o segundo dia (9/9) dedicado às formações: “Reformas e nossa luta por um Governo dos Trabalhadores e Educação Pública e Gratuita Para Todos!” e “O mundo é meu país! A luta contra o capitalismo é internacional”.

Dois projetos que privatizam a Educação Infantil em Florianópolis

Ana Claudia da Silva e Winnie Serralheiro
edufloeripa

Estão em tramitação na Câmara Municipal de Florianópolis dois projetos de lei que atacam frontalmente o direito à educação infantil pública. O primeiro é o de número 16.998/17, proposto pelo vereador João Luiz da Silveira (PSC) que “institui a concessão de bolsas de estudo por permuta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pela rede particular de ensino”.

Corte de gastos das universidades públicas chegam na Universidade Federal do Paraná

Dayane de Oliveira e Marina Stoiev

educacaoprAs universidades federais vem sofrendo com sucateamento e cortes expressivos desde o agravamento da crise mundial no Brasil, ainda no governo Dilma. No entanto, após a posse do governo ilegítimo de Michel Temer a situação piorou ainda mais. 

Inscrever-se em educação pública