história

O movimento social encontra Karl Marx

Pedro Henrique Corrêa
cty

Os movimentos sociais fincam sua origem na Filosofia do Iluminismo do século XVIII. A partir do desenvolvimento da razão, de maneira independente da religião, a principal característica idealizada para os pensadores passou a ser a realização em vida daquilo que é possível de ser realizado através do progresso técnico e científico. Em suma, atingir a felicidade individual e geral.

Leon Sedov – 70 anos de sua morte

Rob Sewell
sedov

Esse artigo foi originalmente publicado em inglês no site da Corrente Marxista Internacional (CMI) em 15 de fevereiro de 2008. Além do interesse histórico, acreditamos que compreender a vida e a morte desse filho de Leon Trotsky adquire grande importância para os trabalhadores e jovens revolucionários neste centenário da Revolução Russa de 1917.

Áurea a quem mesmo?‏

Nathan Belcavello

leiaNas aulas de História que já ministrei como licenciado em Geografia (distorções do ensino público), ou mesmo nas aulas de Geografia, quando tratava da denominada “Lei Áurea” (nome nada despretensioso!), indagava aos alunos (todos pobres e, na grande maioria, negros) das turmas de Educação de Jovens e Adultos se já haviam lido a tal lei e se sabiam quantos artigos a mesma tem.

Da Comuna de Paris à Revolução Russa de 1917

Daison Colzani
comuna

A Comuna de Paris instituiu, pela primeira vez, um governo operário. Mesmo que por um breve período e com uma dura repressão após a derrota, a experiência francesa serviu como referência para toda organização do movimento operário posterior. A influência da Comuna sobre as revoluções seguintes é evidente e a mais rica dessas experiências não poderia ser diferente: a Revolução Russa de 1917.

Morte de Che Guevara e a crítica à luta armada

Arthur Penna
che

Poucos rostos no mundo, incluindo os de celebridades de Hollywood e astros pop, são tão célebres quanto o de Che Guevara. O olhar firme, suas expressões serenas e a imortal boina na cabeça constituem uma imagem que até hoje inspira inúmeros ativistas e militantes ao redor do mundo. De fato, não são muitos os exemplos de dedicação, coragem e sacrifício que podem ser comparados aos de Che.

Inscrever-se em história