racismo

Onda de protestos nos esportes mobiliza luta contra o racismo nos EUA

Daison Colzani
futamer

O último fim de semana foi marcado por protestos em diversas categorias de esportes nos EUA. Essas ações em repúdio à violência policial contra os negros, que consistem em ajoelhar-se durante a execução do hino nacional dos EUA, atingiram um novo patamar após o presidente Donald Trump apelar para a demissão de quem se manifestasse.

Charlottesville: o Nazismo não é "de esquerda"

Daison Colzani
charll

Na sexta-feira (15/08), grupos de extrema-direita se manifestaram nos EUA na cidade de Charlottesville, estado da Virgínia. Diante dos planos da cidade de retirar uma estátua do General Confederado Robert E. Lee de um parque municipal, grupos de supremacistas brancos, neonazistas, Ku Klux Kan (KKK) e organizações de direita alternativas organizaram uma marcha. O Parque que antes se chamava Park Robert E. Lee foi rebatizado como Emancipation Park.

Catador Ricardo Santos é assassinado pela PM em São Paulo

Erick Vinicius Borges
ricardosantos

A Polícia Militar cometeu mais uma de suas atrocidades corriqueiras. No bairro de Pinheiros, área nobre de São Paulo, matou o carroceiro Ricardo Santos com dois tiros a queima-roupa enquanto o mesmo pedia um pedaço de pizza numa pizzaria da região. Os moradores e transeuntes se indignaram e acusavam os policiais de assassinato.

Evento antirracista realizado no Rio de Janeiro

Liberdade e Luta - Rio de Janeiro
rjantiracismo

Sábado, dia 3 de junho, a Liberdade e Luta organizou no Parque Madureira um encontro em formato de roda de conversa chamado "Como enfrentar o racismo?". Tivemos como participação convidada o Coordenador Nacional do Movimento Negro Socialista (MSN), Felipe Araujo. Estiveram presentes jovens e professores da Zona Oeste e Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Áurea a quem mesmo?‏

Nathan Belcavello

leiaNas aulas de História que já ministrei como licenciado em Geografia (distorções do ensino público), ou mesmo nas aulas de Geografia, quando tratava da denominada “Lei Áurea” (nome nada despretensioso!), indagava aos alunos (todos pobres e, na grande maioria, negros) das turmas de Educação de Jovens e Adultos se já haviam lido a tal lei e se sabiam quantos artigos a mesma tem.

Liberdade e Luta e MNS discutem a luta contra o racismo no 13 de maio

Ariele Efting e Mayara Colzani
mnsll1

No último 13 de maio, sábado, o núcleo da Liberdade e Luta Joinville (SC), juntamente com o Movimento Negro Socialista (MNS) realizou uma atividade com o objetivo de discutir a luta contra o racismo nas universidades, nos ambientes de trabalho e também sua perspectiva histórica.

O racismo faz mais vítimas: Nem dentro das escolas nossos jovens estão seguros

Felipe Araujo
racismo

Nesta quinta-feira (30/3), uma adolescente foi morta dentro de uma escola, no bairro de Acarí, no Rio de Janeiro. Maria Eduarda, de apenas 13 anos, foi atingida por três balas, enquanto treinava na quadra da escola. No lado de fora, no muro da escola, a polícia disparava contra os acusados de participação no crime organizado.

Inscrever-se em racismo