1917

Leon Sedov – 70 anos de sua morte

Rob Sewell
sedov

Esse artigo foi originalmente publicado em inglês no site da Corrente Marxista Internacional (CMI) em 15 de fevereiro de 2008. Além do interesse histórico, acreditamos que compreender a vida e a morte desse filho de Leon Trotsky adquire grande importância para os trabalhadores e jovens revolucionários neste centenário da Revolução Russa de 1917.

A Revolução Russa sob o olhar de uma jovem comunista – O prólogo

Lucy Dias 
1905

Passaram-se 100 anos. E, assim como eu, tantos outros são influenciados pela grande marca impressa no século XX, por milhares de operários, camponeses e soldados russos, em sua marcha pela emancipação da autocracia e do capital. Fruto das experiências, dos erros e acertos, e do acúmulo das lutas dos anos anteriores, foi vitorioso o assalto aos céus naquele inverno de guerra.

Da Comuna de Paris à Revolução Russa de 1917

Daison Colzani
comuna

A Comuna de Paris instituiu, pela primeira vez, um governo operário. Mesmo que por um breve período e com uma dura repressão após a derrota, a experiência francesa serviu como referência para toda organização do movimento operário posterior. A influência da Comuna sobre as revoluções seguintes é evidente e a mais rica dessas experiências não poderia ser diferente: a Revolução Russa de 1917.

Inscrever-se em 1917