santa catarina

Prefeitura de Itapema restringe direito ao transporte universitário

Igor Smaniotto
itapema1

No início deste ano, um novo governo assumiu a prefeitura de Itapema. Como de praxe, as promessas vieram e, junto com elas, o ataque aos direitos da juventude e da classe trabalhadora. Por exemplo, retirada do vale-alimentação de professores, possível terceirização da saúde e mudanças no transporte universitário intermunicipal.

Reforma do Ensino Médio é combatida em seminário da Universidade da Região de Joinville

Bruna dos Reis
reformaens

Ontem (12/7) foi mais um dia em que os militantes da Liberdade e Luta, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE Joinville), conversaram com alunos, pais e professores, explicando que a Reforma do Ensino Médio representa o fim da educação pública e gratuita.

Semana de resistência contra a Reforma da Educação

Bruna dos Reis

ujes1Michel Temer, Beto Richa, a mídia e todos os outros instrumentos da burguesia se esforçam para propagandear a contrarreforma da educação e dizer que são poucas as vozes contrárias a medida provisória. Estudantes e professores por todo o país já provaram o contrário. Na última semana, atingimos o número de mil escolas ocupadas pelo país.

Nota de repúdio ao Plebisul! O mundo é nosso país!

Liberdade e Luta

refugNeste sábado (1º/10) acontecerá uma das ações mais retrógradas dos últimos tempos. O movimento separatista “O Sul é meu país” vai realizar o Plebisul, um plebiscito para saber quem é a favor de separar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do Brasil. Esta é uma iniciativa repugnante. Não é possível aceitar calado ideias que promovem racismo e desigualdade. 

Liberdade e Luta organiza Cine Debate em Florianópolis - SC

Liberdade e Luta - Florianópolis

twallNo dia 31/08, a Liberdade e Luta organizou um Cine Debate com o filme Pink Floyd The Wall (1982). A atividade reuniu estudantes de diferentes áreas – humanas, biológicas, saúde – que tiveram a oportunidade de se inspirar com uma importante e contraventora obra e em seguida realizar um debate sobre as questões que afligem os estudantes e os trabalhadores nos dias atuais.

Luta contra a Lei da Mordaça na Câmara de Joinville/SC

Kályta Morgana

leimordA Liberdade e Luta, junto com professores, estudantes e líderes de movimentos sociais, lotaram nessa terça-feira (7/6) a Câmara de Vereadores de Joinville, que discutia a Lei da Mordaça, proposta no município pela vereadora Pastora Leia, sob o número 221/2014.

Sabemos que esse projeto fere a liberdade de ensino, aprendizagem e expressão no ambiente escolar, trazendo conceitos etéreos como a “neutralidade política, ideológica e religiosa” e determinando que os estudantes recebam a educação moral que esteja de acordo com as convicções de seus pais. Ele ainda proíbe a divulgação de manifestações, atos públicos e passeatas em sala de aula. Na prática, limita a liberdade de escolha dos professores daquela que consideram a melhor abordagem sobre determinado tema, prejudica a socialização de importantes conhecimentos acumulados pela humanidade, bem como a organização estudantil e sindical.

Inscrever-se em santa catarina