Abertura da Conferência Nacional da Liberdade e Luta homenageia os 104 anos da Revolução Russa
No dia 23/10, a Liberdade e Luta reúne-se via Zoom para a Conferência Nacional de 2021: Preparar a Juventude Para Tempos Revolucionários. Abrindo com uma homenagem aos 104 anos da Revolução Russa de 1917, por Lucy Dias, economista e membro de sua Coordenação Nacional.
Com um estudo da evolução das ideias revolucionárias ao longo de 1905 e 1917, temos um prenúncio de como nos prepararmos para uma futura revolução do proletariado no Brasil e no mundo. Refletindo sobre a preparação do Partido Bolchevique, a tomada e conservação do poder, podemos nos voltar para as ideias do capítulo “A Arte da Insurreição”, do livro de Trotsky, A História da Revolução Russa, que nos diz as condições e premissas para a ocorrência de uma revolução. Começando pela divisão da classe dominante, decomposição de velhos partidos, a recusa dos oprimidos em aceitar as condições de vida do proletariado, e a pequena burguesia oscilando para o lado do proletariado durante a luta revolucionária.
Além dessas condições, uma condição fundamental torna as revoluções vitoriosas, a existência do partido revolucionário à altura de suas tarefas históricas, que seja capaz de liderar a massa proletária durante a insurreição armada. A Insurreição Armada se faz necessária porque nem todos serão convencidos politicamente, o proletariado deverá enfrentar exércitos guarnecidos pela burguesia que perde o poder.
Mas o Partido Bolchevique não é um raio em céu azul. Ele se desenvolve e se forja nas décadas anteriores à revolução. Vemos que do Partido Operário Social-Democrata Russo, de seus pequenos núcleos surgiram as frações dos Bolcheviques e Mencheviques, e da preparação do Partido Bolchevique durante a Revolução Russa de 1905 temos o sucesso da Revolução de 1917.
As revoluções acontecem não pela vontade dos revolucionários, nem pelo amadurecimento das massas. Pela falta de um partido à altura, mesmo o Partido Bolchevique em 1905 ainda não estava pronto, a Revolução Russa de 1905 é derrotada. Mas são sacadas lições importantes, as massas entendem que não devem mais ser oprimidas, perdem o medo de seus opressores, aprendem a construir suas próprias organizações, partidos, sindicatos, os Sovietes.
O Partido Bolchevique também aprende com essa revolução e estabelece muitas polêmicas, assentando claramente seus métodos. O Partido Bolchevique foi testado e forjado ao longo de décadas e agiu de maneira resoluta. É esta a determinação que todo movimento revolucionário deve estudar e apropriar-se. Para os jovens que querem se preparar para tempos revolucionários, estudar essa e outras revoluções faz parte de nossa preparação que deve nos orientar à vitória do proletariado no Brasil e no mundo.