Núcleo Bauru-SP discute a história da UNE e sua adaptação

Lucas Mendes

ashnc

No dia 31 de julho, realizamos em Bauru-SP um evento de formação do núcleo da Liberdade e Luta sobre o tema “A UNE deve lutar pelos estudantes e pela educação pública e gratuita para todos!”. Utilizamos como artigo base para a discussão o texto da brochura “A luta pela educação pública, gratuita e para todos” chamado “De pé a jovem guarda: História da UNE e UBES”, sobre a história da UNE, do seu início até os dias atuais, e sobre o Congresso Extraordinário da União Nacional dos Estudantes (CONUNE) que ocorreu em julho.

No informe sobre a história da UNE ficou claro que em vários momentos da história a entidade lutou ao lado dos estudantes e da classe trabalhadora, mas em muitos outros adotou uma postura conciliadora se unindo a burguesia. O problema em vários desses momentos, foi a direção que se afastava da base para atender aos interesses da burguesia no poder. Um outro ponto abordado no evento foi a situação atual da UNE, que no (CONUNE) demonstrou interesse em transformar o sentido da palavra de ordem “Fora Bolsonaro Já” para “Fora Bolsonaro em 2022”, o que deixa claro que a direção da maior organização estudantil do país não quer confrontar o Bolsonaro a partir da força dos estudantes e trabalhadores, mas sim num processo eleitoral onde o Lula seria a suposta salvação. Nós da Liberdade e Luta não nos iludimos com essa “salvação”, sabemos que um governo que se coloque a serviço do capital, vai atacar nossos direitos e conquistas e sabemos que só a união dos trabalhadores e estudantes pode derrubar o Bolsonaro e o Capitalismo. 

Neste dia quatro de setembro, homenageamos Roque Ferreira, nosso camarada de Bauru-SP, que faleceu ano passado, vítima da Covid-19. Seguimos defendendo seu legado e continuando sua luta. Camarada Roque Presente! Hoje e sempre! 

Confira a homenagem publicada pela Esquerda Marxista - Um ano sem nosso camarada Roque Ferreira: continuar sua luta, honrar seu legado!

Data post