Núcleo Liberdade e Luta FMU lança campanha contra o aumento das mensalidades e convoca ato dia 09/07

O Núcleo FMU da Liberdade e Luta realizou, na tarde do dia 04/07, uma atividade online para discutir a luta contra o aumento das mensalidades na FMU e a organização dos estudantes. A atividade contou com informe do Cassio, estudante de História que, assim como os demais estudantes, sofreu mais um ataque por parte da faculdade e sua mantenedora: seu curso teve um aumento nas mensalidades de 8% para o próximo semestre. Em outros cursos, como o de Artes Visuais, o aumento foi de 6%. Isso impacta a vida de estudantes que, com dificuldades e muitas vezes desempregados, não conseguem se manter na graduação ou se mantém a duras custas, em empregos informais e precários.

Recentemente a FMU foi vendida à gestora de investimentos Farallon. Assim como a antiga mantenedora Laureate, o grupo norte americano que passou a gerir a universidade, visa apenas seu lucro e não dá as condições necessárias para que os estudantes continuem seus estudos durante essa crise que assola o país ou mesmo antes dela.

Ao aumento da mensalidade, soma-se a demissão de professores e demais trabalhadores, a superlotação das aulas virtuais, o fechamento de campus, a cobrança pelo exame e transformação do estágio em matéria, além do crescente número de aulas EaD em cursos presenciais. Tudo isso em um período de pandemia, no qual os estudantes e trabalhadores já enfrentam ataques em todas as esferas de suas vidas, promovidos pelo governo Bolsonaro e pelo sistema capitalista.

jnhgb

É evidente que a educação é transformada em mercadoria nesse sistema e nós estudantes sofremos as consequências. Por isso devemos nos organizar e lutar por uma educação pública, gratuita e para todos e pela federalização das universidade privadas, sob controle dos trabalhadores. Defendemos o Fora Bolsonaro Já, pois acreditamos que sob esse governo e sob o sistema capitalista, não é possível ter nossas demandas atendidas. Durante a atividade foi realizado o convite para que todos os presentes participem do Encontro Nacional Abaixo Bolsonaro Já, por um governo dos trabalhadores sem patrões nem generais, que ocorrerá no dia 10/07 a 13:30.

A atividade realizada pelo Núcleo FMU da Liberdade e Luta nessa tarde foi extremamente animadora e contou com a presença de 18 pessoas, em sua maioria estudantes de diversos cursos que estão dispostos a lutar lado a lado. Por isso lançamos uma moção contra o aumento das mensalidades e pela isenção do pagamento da rematrícula e das mensalidades para os estudantes bolsistas! Além disso, como encaminhamento, convocamos um ato para o dia 9 de julho (sexta-feira) às 18 horas em frente ao prédio principal do campus Liberdade (Av. Liberdade, 899).

Convidamos todos os estudantes a assinarem a moção e participarem do ato contra o aumento das mensalidades! Ademais, no dia 18/07 às 16 horas,  faremos uma reunião de balanço do ato e da moção e discutiremos os próximos passos. Junte-se ao núcleo da Liberdade e Luta da FMU nessa luta e convide seus amigos para se juntar também!

E-mails para direcionar a moção: FMU e a Reitoria, com cópia para o Núcleo Liberdade e Luta-FMU.

Enviar para: regulacao@fmu.br; reitoria@fmu.br; cfb.estudantesfmu@outlook.com ;

Proposta de assunto: Abaixo o aumento das taxas e mensalidades!

Proposta de texto:
Recebi o anúncio do aumento de 20% na rematrícula e na mensalidade para o próximo semestre na FMU. Com a situação de crise econômica pela qual estamos passando, muitos estudantes serão obrigados a trancar a sua matrícula e parar os seus estudos.
Diante disso, eu apoio a campanha do Núcleo Liberdade e Luta-FMU e exijo que a FMU e sua mantenedora, Farallon, não aumentem o valor da rematrícula e das mensalidades, isentando taxas e pagamentos para todos os estudantes bolsistas.

-Abaixo o aumento das taxas e mensalidades!
-Isenção total para todos os bolsistas!

Apoio e assino essa moção, NOME E CURSO.

Facebook Comments Box