55º CONUNE: A liberdade é nossa meta, a luta é nosso método!

tesec

tesec

O CONUNE E A SITUAÇÃO POLÍTICA

Acontece em Belo Horizonte (MG), entre os dias 14 e 18 de junho, o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes. Este congresso se realiza em um ano de muitas convulsões sociais, políticas e econômicas. Nacionais e internacionais. Desde o começo do ano, a juventude e a classe trabalhadora tem enfrentado uma agenda de contrarreformas que busca nos atacar, subtraindo as conquistas que inscrevemos nas leis com muita luta e resistência! Este congresso acontece depois de ter sido aprovada a PEC 55, que congelou os investimentos em educação e saúde por 20 anos, desconsiderando o crescimento da população, o desgaste dos serviços que precisam de investimento para manter o nível atual (que já é péssimo) e  atender as gerações futuras. Em seguida foi aprovada a MP 746 da Reforma do Ensino Médio, o maior desmonte da educação pública que a nossa história conheceu. Com ela, a privatização do ensino público cavalga sem selas no Brasil. E além disso, gesta-se as reformas da Previdência, que penaliza os jovens mais pobres, principalmente a juventude negra, fazendo-nos trabalhar até morrer, e Trabalhista, que busca fazer com que o negociado prevaleça sobre o legislado. Na prática, enterrando a já conservadora CLT. Dois ataques que completam as necessidades da burguesia: afundar as conquistas da classe trabalhadora e de sua juventude para manter seus níveis de lucro e seu lugar como sócia menor do imperialismo. Enquanto isso, 14,2 milhões de desempregados oficiais, salários mais baixos, constante pressão e maior exploração daqueles que estão empregados… 

 RESISTÊNCIA

Mas é também sob uma chuva de mobilizações que estes bandidos estão tentando passar suas maldades. Só neste ano, passamos por um grandioso 08 de Março, onde as mulheres, junto da população foram às ruas se manifestar contra a reforma da previdência. Em seguida, as mobilizações do 15M! Chegamos no dia 28/4 e mesmo com as centrais sindicais burocratizadas chamando para ficar em casa, aos milhares a classe trabalhadora foi às ruas, com mais de 90% de apoio da população à Greve Geral! O 1º de Maio marcou a luta internacional dos povos, com manifestações grandiosas em vários países do mundo. No Brasil, tamanha desmobilização dos shows e da chamada “festa do trabalhador’’ promovida pela CUT, foi mais um freio dessa direção. A última grande mobilização foi a marcha a Brasília, em que a capital foi tomada pelas massas! Mais de 150 mil participantes, mesmo não tendo sido convocada greve para construir a marcha. 

A classe trabalhadora e a juventude mostram que querem lutar e que não vão deixar seu direito ao futuro serem tomados!

O CONUNE E A LUTA PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E PARA TODOS!

Em sua refundação, em 1979, a União Nacional dos Estudantes, colocava bem no alto a luta pela educação pública e universal em todos os níveis. Esse era um princípio da entidade. Hoje, a direção da UNE se vende aos tubarões do ensino, reivindicando a regulamentação do ensino privado. Na prática, querendo colocar fucinheiras frouxas ao capital, que engole a educação superior no Brasil. Não apoiamos a regulamentação. Neste congresso, tanto os que vão, quanto os que ficam, devem batalhar por continuar a luta pela educação pública, gratuita e para todos, ainda mais sob o contexto da aprovação da reforma do ensino médio, que trilhará o mesmo caminho que o ensino superior. Reivindicamos educação como direito! Por isso, todo o dinheiro necessário deve ser investido na educação! Não queremos precisar passar pelo sufoco dos reeditamentos dos contratos do FIES, nem pelo funil do vestibular para conseguir uma bolsa do PROUNI. Queremos vagas para todos nas universidades públicas e o fim do vestibular! 

QUAIS SÃO AS TAREFAS

Neste CONUNE, mais de 10 mil jovens nos esperam para conhecer uma política que os conquiste para lutar e nós queremos propor a quantos pudermos uma luta revolucionária, uma luta ousada! Em Belo Horizonte, vamos lutar por uma UNE combativa e dos estudantes! Uma UNE que esteja nas ruas e nas mobilizações ao lado dos estudantes e da classe trabalhadora! Aos que não foram para BH, o combate continua em cada escola, universidade, local de trabalho e moradia! Continuaremos lutando contra a Lei da Mordaça e a Escola Sem Partido, contra a reforma do Ensino Médio e continuaremos construindo a luta por uma greve geral no dia 30 de Junho, por tempo indeterminado para barrar as reformas e enterrar Temer e o Congressos Nacional! 

A LIBERDADE É NOSSA META, A LUTA É NOSSO MÉTODO!

Este CONUNE acontece no ano do centenário da Revolução Russa de 1917. Um marco histórico, carregado de um legado daqueles que não tiveram medo de tomar seus destinos em suas próprias mãos. O legado da Revolução Russa nos mostra que é possível! É possível garantir educação universal e gratuita! É possível acabar com as opressões! É possível a legalização do aborto! É possível uma sociedade onde a prioridade sejam as pessoas e suas necessidades! Uma sociedade socialista! É por isso que lutamos! Vem com a gente!

Facebook Comments Box