ABERTURA | 2º seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos

lll

lll

“O resgate histórico do combate pela educação pública, gratuita e para todos” Confira a gravação em nosso canal no YouTube!

Lucy Dias, militante da Liberdade e Luta, iniciou a abertura pautando o resgate histórico da educação a partir de três grandes revoluções: – Revolução Francesa (1789); – Comuna de Paris (1871); – Revolução Russa (1917).

A Revolução Francesa foi baseada nas ideias da classe social emergente da época – a burguesia. Lucy resgatou questões da crise do antigo regime francês, o papel dos Jacobinos na Revolução Francesa e a intuição do conceito de ensino laico, obrigatório e universal por meio da revolução; Logo depois, a informante estabeleceu uma relação com a Comuna de Paris que aconteceu por motivos similares a Revolução Francesa. Lucy pontuou questões essenciais da Comuna a partir da necessidade de destruir a máquina estatal burguesa, a necessidade de estabelecer um Estado Operário e como a Comuna -executou a educação pública, gratuita e para todos, entre outras diversas conquistas. A Comuna fez o que a burguesia não foi capaz de fazer, obrigando a burguesia francesa em 1881-1882 a aprovar as leis educacionais que moldam os modelos educacionais até hoje. A Comuna de Paris mostrou o caminho que depois foi levado até o fim na Revolução Russa de 1917. Falando nela, a Revolução Russa foi o maior evento da história da humanidade, uma revolução que implementou a planificação da economia pelos trabalhadores, além de ter mostrado para todo mundo o poder da classe trabalhadora e que sem a permissão da nossa classe nada acontece! A Revolução Russa, como relembra Lucy, consolidou a educação pública, gratuita e para todos e diversas outras conquistas que nos inspiram ainda hoje.

Antes desse foi ponto, foi exibido um vídeo da Federação de Estudantes Marxistas gravado especialmente para nosso seminário.

çççç

Continue acompanhando nossa cobertura simultânea!

 

Facebook Comments Box