Newton: físico, matemático e político 

À juventude, toda a ciência e cultura que a humanidade acumulou. Homenagem aos 380 anos do nascimento de Isaac Newton.

Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642 (calendário Juliano então em vigor) ou 4 de janeiro de 1643 (calendário atual). Seu nascimento coincidiu com o início da Revolução Inglesa de 1642. Assim, Newton cresceu em uma época revolucionária, quando a burguesia toma o poder. Filho de  uma família pequeno-burguesa, Newton estudou na universidade, desenvolveu-se em matemática, tornou-se membro remunerado do Trinity College em 1667 (tinha 25 anos). 

Membro da Royal Society (de ciências) a partir 1672, foi diretor e mestre da Casa da Moeda de 1696 a 1727 (ano de sua morte). Ou seja, além de cientista, fez parte do governo britânico em cargo importante (equivalente a presidente do Banco Central no Brasil de hoje). 

Newton fez contribuições importantes para a matemática e física, inclusive quando trabalhava na casa da moeda. Envolveu-se numa controvérsia com Leibniz sobre quem inventou o cálculo diferencial (é importante ressaltar que estas controvérsias eram muito comuns na época. Diversos matemáticos publicavam suas descobertas sobre a forma de enigmas para evitar serem copiados). Mas, além do calculo diferencial Newton desenvolveu o chamado “Binômio de Newton”, as séries infinitas e cálculo de expoentes fracionários em matemática. Somente estas descobertas garantiriam à Newton um lugar na história da Ciência. Mas ele fez muito mais.

Newton desenvolveu os métodos experimentais de Galileu e Copérnico. A partir da crítica às imperfeições do telescópio feito de lentes, propôs e construiu o primeiro telescópio refletor, feito de espelhos, que corrigia as deformações das lunetas. A partir das experiências de Galileu e das leis de Kepler, ele construiu a teoria da gravidade e as leis de movimento, mostrando que a física era a mesma tanto na terra quanto no céu – até então a crença vigente era que as leis que vigoravam na terra e no céu deveriam ser diferentes. Newton escreveu um dia que “se cheguei aqui, foi porque me apoiei sobre o ombro de gigantes” (referindo-se aos três antecessores). 

O método usado por Newton tornou-se a base da ciência moderna (basear-se na experiência, construir hipóteses, confrontá-las com dados experimentais, refinar suas hipóteses). Esse método transformou-se no método geral usado por todas as ciências. 

Newton construiu as chamadas três leis fundamentais para toda a física e a teoria da gravitação universal. Mostrou com base nelas como funcionava o sistema solar e a teoria das marés. Além disso estudou ótica e descobriu que a luz branca decompunha-se nas diversas cores. 

Artigos indicados:
Principios Matemáticos (Newton) – https://archive.org/details/Principia.Livro.1.2.3-Isaac.Newton/Principia – Livro I – Isaac Newton/
Opticks – Sir Isaac Newton (disponível em sebos)

https://www.marxismo.org.br/filosofia-ciencia-e-misticismo-filosofia-da-historia-parte-1/
https://www.marxismo.org.br/pilulas-da-ciencia-diaria/

Facebook Comments Box