Núcleo Liberdade e Luta do IA-Unesp realizou atividade para discutir a crise e o desemprego na área artística
No dia 29 de junho, ocorreu o evento online do Núcleo LL IA-Unesp sob o título Os Artistas e o Desemprego, aberto a todos os estudantes e interessados. Não é novidade que as mais variadas categorias de artistas sofrem com o desemprego e com condições de trabalho precárias e praticamente sem direitos trabalhistas muito antes da pandemia da Covid-19, que aprofundou a crise econômica. Na maioria dos casos, as únicas opções para os artistas são seguir uma carreira como arte-educador ou tornar-se um micro-empresário, mesmo que consiga apoio do Estado por meio dos poucos editais para produção cultural.
Em ambos os casos, destaca-se a competição entre os próprios artistas, seja por vagas de educador, seja por editais e afins. Em uma sociedade capitalista, onde tudo pode se tornar mercadoria, o artista tenta ser um trabalhador, mas cujo trabalho, praticamente, não tem utilidade para o Capital, exceto quando gera lucro ou propaganda para grandes empresas e bancos.
Em 2020, com a pandemia da Covid-19, esse cenário piorou. O desemprego crescente entre a classe trabalhadora afetou também os artistas. Muitos trabalhadores da cultura já viviam em uma situação de precarização, que encontrou o estopim com o agravamento da crise econômica mas social e política, enfrentando as pautas reacionárias promovidas pelo governo Bolsonaro. Assim, precisamos abrir diálogo com essas categorias tão heterogêneas, principalmente com os mais jovens, que estão a dar os primeiros passos da sua carreira em um país que promete condições de trabalho cada vez piores.
Por isso, é necessário que os artistas tenham consciência da necessidade de se juntarem à classe trabalhadora, reconhecendo pautas que reivindiquem seus direitos trabalhistas, estabilidade no emprego e melhores condições de trabalho, lutando também pelo acesso público, gratuito e universal aos mais variados ramos da produção artística. Para isso, toda essa luta passa hoje pela necessidade imediata de derrubar o governo Bolsonaro nas ruas, pelas mãos da classe trabalhadora e da juventude.
No próximo semestre, o Núcleo LL IA-Unesp realizará mais atividades buscando organizar os estudantes e jovens. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro do nosso calendário!