O capitalismo é racista: COVID-19 e mortes as mortes de negros, asiáticos e minorias étnicas

negros

                                                                 Imagem: Outras Palavras 

Atualmente, o número oficial de mortes por coronavírus é de mais de 39.000. Mas o quadro real pode ser muito mais.

É uma tragédia inegável, causando enorme sofrimento para as famílias em todo o país. No entanto, como quase tudo no capitalismo, há um impacto desigual do vírus na população. E uma das desigualdades mais notáveis ​​é a taxa de mortalidade significativamente maior entre os BAME (negros, asiáticos e minorias étnicas).

Segundo o  Office of National Statistics (Escritório de Estatísticas Nacionais), os negros têm mais de quatro vezes mais chances de morrer do COVID-19 do que os brancos.

Como resultado dessas estatísticas chocantes, agora estão sendo realizadas avaliações de risco para proteger a população BAME no NHS (National Health Service, sistema de saúde do Reino Unido). A Associação Médica Britânica anunciou que é necessário um inquérito público. Os números são tão severos que o governo conservador de Tory chegou a afirmar que será obrigado em qualquer inquérito.

Coronavírus mergulhou o capitalismo em sua crise mais profunda desde a Grande Depressão. E agora está escancarando problemas estruturais na sociedade – em particular, o racismo sistêmico do capitalismo, que também foi enfatizado recentemente pelo assassinato de George Floyd e pela enorme onda de protestos que isso provocou.

Há um ditado entre os movimentos sociais negros nos EUA que diz “quando a América pega um resfriado, a América negra fica com pneumonia”. Podemos ver isso hoje também na Grã-Bretanha. O mundo está doente e os mais oprimidos – especialmente os trabalhadores negros – estão morrendo em um ritmo mais rápido. Isso está diretamente ligado ao racismo inerente à sociedade capitalista.

De acordo com a análise do Instituto de Estudos Fiscais (IFS), um terço de todos os africanos negros em idade ativa que vivem no Reino Unido estão empregados em cargos de serviços essenciais – 50% a mais do que a parcela da população britânica branca. Além disso, o IFS diz que homens paquistaneses, indianos e negros africanos na Grã-Bretanha têm, respectivamente, 90%, 150% e 310% mais chances de trabalhar na área da saúde do que os homens brancos britânicos.

Racismo Estrutural

O padrão que emerge é portanto: funcionários do Serviço Nacional de Saúde (NHS), cuidadores, motoristas de ônibus, trabalhadores da limpeza,etc. são tipicamente mal pagos e trabalham em condições precárias. Racismo estrutural significa que se você é um trabalhador negro, asiático ou de minorias étnicas, é mais provável que você aceite empregos nesses setores. O resultado é de que a taxa de morte relativa entre as comunidades da classe trabalhadora negra, asiática e minorias étnicas é maior do que a da classe trabalhadora branca.

Acesso a assistência médica é outra questão importante. Apesar do Serviço Nacional de Saúde ser ‘grátis no ponto de uso’, a crescente privatização e o aumento das taxas de prescrição, sem dúvida, atingem mais as comunidades negras, asiáticas e minorias étnicas, por serem geralmente mais pobres. Esse processo já começou com a introdução de taxas extras para imigrantes usarem o Serviço Nacional de Saúde.

O viés racial também pode impedir que você obtenha o tratamento necessário. Os limiares de dor são percebidos de maneira diferente entre pessoas brancas e não brancas. Essa é uma grande parte do motivo pelo qual as mulheres negras têm cinco vezes mais chances de morrer no parto do que as mulheres brancas, por exemplo. O preconceito tem um enorme impacto sobre como você é tratado na vida cotidiana – mas especialmente na escolha do tratamento, se você tiver algum no hospital.

Essa combinação de ser negro e da classe trabalhadora é o que causou a maior taxa de mortalidade entre as pessoas não brancas. O exemplo mais flagrante disso foi quando Kayla Williams, uma mãe negra de três filhos, ligou para o serviço ambulatorial com sintomas graves de COVID-19. Escandalosamente, no entanto, disseram-lhe que “não era uma prioridade” depois que os paramédicos a visitaram em casa. Um dia depois ela morreu.

Kayla era catadora de lixo, e pode ser assim que ela pegou o vírus. Muitos catadores de lixo se queixaram da falta de EPI durante essa pandemia e da incapacidade de se distanciar socialmente no trabalho.

A morte de Belly Mujinga, um ferroviário de Londres, também martelou no mesmo ponto.

Capitalismo e opressão

Ainda estamos no início do processo de encontrar uma vacina. E não podemos ignorar as teorias de alguns profissionais da saúde, sugerindo que diferenças genéticas que fazem pessoas mais suscetíveis a terem pressão alta ou diabetes – e que também são mais comuns em certas etnias – também as tornam mais suscetíveis ao vírus.

Lentamente ficou claro, por exemplo, que longe de ser uma doença puramente respiratória, o COVID-19 está muito mais ligado a condições vasculares que afetam veias e artérias.

Se os fatos provarem que as pessoas negras, asiáticas e de minorias étnicas forem mais suscetíveis à doença, é mais uma evidência da necessidade urgente de EPI adequado no Serviço Nacional de Saúde e para outros trabalhadores de serviços essenciais.

63% dos 106 primeiros funcionários de saúde e assistência social que morreram com o vírus eram negros ou asiáticos, de acordo com o Diário do Serviço de Saúde. Essa é mais uma acusação condenatória da incompetente abordagem do governo conservador de Tory à quarentena.

O que está bem claro é que o alto número de mortos entre a comunidade negra e asiática se deve, em última análise, a condições sociais: emprego, moradia e transporte. Os trabalhadores negros e asiáticos também são mais propensos a viver em acomodações apertadas; maior probabilidade de depender de transporte público; e mais propensos a trabalhar em serviços essenciais.

Todos esses fatores determinam a probabilidade de você contrair a doença. E todas essas são questões de classe.

Salvar vidas negras é, portanto, uma questão de fornecer EPI aos trabalhadores de serviços essenciais, mas também de fornecer moradias decentes, condições de trabalho seguras e transporte público adequado.

É verdade que o vírus não discrimina. Mas o capitalismo sim. A luta pela vida negra é uma luta pelo socialismo.

Texto originalmente publicado em 02/06/2020  https://www.socialist.net/capitalism-is-racist-covid-19-and-bame-deaths.htm

Tradução: Marcelo Pancher e Nathália Kons

Facebook Comments Box