PAINEL | 2º seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos

çççç

“Conjuntura e perspectivas da educação brasileira em tempos de pandemia”

Confere a gravação em nosso canal no YouTube!

O painel do Seminário foi exposto pela militante Mayara Colzani, estudante de medicina veterinária em uma universidade privada de Joinville, SC. Mayara compartilhou dados sobre a conjuntura da educação brasileira em tempos de pandemia, e a perspectiva de luta em defesa da educação pública, gratuita e para todos.

Enquanto o Brasil chega aos 369 mil mortos por Covid-19, e o mundo chega a 3 milhões, o governo Doria no Estado de São Paulo quer o retorno das aulas presenciais, assim como diversos outros governos, com o argumento de uma “nova normalidade”, apenas para atender os interesses da classe dominante.

Dados apontam que, quando o retorno às aulas foi forçado no início de 2021, mais de 2 mil pessoas foram infectadas, e mais de 50 trabalhadores da educação perderam suas vidas em SP.

Mayara também apontou o fato de que, antes da pandemia a crise do sistema capitalista já vinha trazendo uma precariedade na educação pública brasileira. Em 2018, 2 milhões de crianças de 4 a 17 anos estavam fora da escola. No ensino superior, de 8 milhões de estudantes que ingressam, apenas 1,250 milhões se formam.

Com a pandemia, as contradições do sistema ficam escancaradas. Os governos se aproveitam para acelerar o processo de privatização, enquanto aumenta o número de demissões, de terceirização, evasão de estudantes por falta de acesso as ferramentas necessárias para o ensino remoto.

Diante da imobilidade das direções dos trabalhadores e estudantis que não movimentam a classe trabalhadora ou organizam uma greve geral para derrubar esse governo, precisamos ter confiança na nossa própria força e construir instrumentos de organização e de luta pela independência de classe. Por isso, foi feito o convite para todos os participantes assinarem a convocatória do Encontro Nacional de Luta “Abaixo o governo Bolsonaro!”.

Nossa pauta consiste na defesa das vidas proletárias, na garantia do direito à educação, na defesa das condições de trabalho para educadores e servidores! Continue acompanhando nossos relatos simultâneos.

Facebook Comments Box