Twittaço do CEFET-RJ: Fora Interventor! Fora Weintraub! Fora Bolsonaro!

cefet

Em meio à pandemia de coronavírus, os estudantes e servidores do Cefet/RJ têm que lidar com mais um pesadelo: o avanço dos desmandos do interventor de Bolsonaro. Enquanto a instituição aguarda a nomeação de Maurício Motta, diretor-geral eleito pelo voto democrático da comunidade em maio de 2019, Marcelo Nogueira, nomeado como diretor pro tempore da instituição, exonerou no dia 18 de maio a diretora do campus Nova Iguaçu, eleita pela comunidade. Em nota no site da instituição, Nogueira ainda ameaçou efetivar a exoneração dos diretores dos demais campi em prol de um “regate da identidade do Cefet/RJ”.

A exoneração causou revolta nos estudantes e servidores da instituição e deu origem a um abaixo assinado que já atingiu quase 4000 assinaturas exigindo a divulgação do resultado da sindicância instalada pelo MEC. O processo já teve o prazo prorrogado duas vezes e, conforme o sistema da CGU, já tem parecer final emitido desde fevereiro. No documento, o DCE do Cefet/RJ diz #ForaInterventor e exige que o resultado das eleições seja respeitado, procedendo à nomeação imediata do candidato eleito para diretor-geral da instituição.

O assunto ganhou corpo na imprensa e nas redes sociais e nesta segunda (26), durante um ato/twittaço organizado pelo DCE e pelos Grêmios do Cefet/RJ com apoio de entidades estudantis, a hashtag #TiraamãodoMeuCEFET chegou a ocupar o terceiro lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.

cefet

O isolamento social imposto pela pandemia não foi suficiente para barrar a revolta contra as medidas autoritárias do interventor do Bolsonaro, os alunos do Cefet/RJ se organizaram e mostraram que a força das manifestações que expulsaram o primeiro interventor em agosto do ano passado ainda perdura e que a identidade do Cefet/RJ é a identidade de luta. Foram mais de 16 mil publicações no Twitter

Queremos também o fim do Enem! E vagas para todos nas universidades públicas! Além disso, defendemos que todo estudante deve passar direto para a universidade este ano! E todo estudante deve receber seu diploma no final do curso! Somos favoráveis a educação pública, gratuita e para todos!

Fora Interventor!

Fora Waintraub!

Fora Bolsonaro!

Por um governo dos trabalhadores! Sem patrões, nem generais!

Juntem-se a Liberdade e Luta!

cefet

Facebook Comments Box